A Revista Sobre Jornalismo – About Journalism – Sur le Journalisme acaba de publicar sua mais nova edição, que contempla o dossiê “Estudos de Enquadramento na América Latina”.
O número tem como um dos editores o pesquisador do INCT-DSI, professor Jamil Marques. O trabalho de organização do dossiê foi compartilhado com os pesquisadores Paola Ingrassia (Universidad Nacional de San Juan, Argentina), Carlos Muñiz (Universidad Autónoma de Nuevo León, México) e Natalia Aruguete (Universidad Nacional de Quilmes, Argentina).
A teoria do enquadramento, destacam os editores, tem se consolidado nos estudos de Comunicação Política em nossa região. Ademais, recentes acontecimentos reforçam a necessidade de investigações que permitam abordar, de modo abrangente, a produção e a circulação de significados públicos.
Camilla Tavares, também integrante do Instituto, assina o artigo “Violência contra a mulher em jornais amazônicos – Análise de enquadramento das notícias publicadas em 2021”. A pesquisa foi desenvolvida em parceria com Daniele Silva Lima, Gabriela Almeida Silva e Wyldiany Oliveira dos Santos.
A investigação norteou-se por dois questionamentos: será que os casos de violência contra a mulher ganham repercussão midiática? E, quando ganham, de que maneira esta violência é noticiada?
Os resultados demonstram, entre outros, que a cobertura feita pelos veículos da região é, majoritariamente, composta por matérias breves e sem aprofundamento, carregando ainda marcas problemáticas como a culpabilização da vítima.