A Association of Internet Researchers (AoIR) divulgou, nesta quarta-feira, dia 30 de julho, os vencedores do Prêmio de Melhor Tese em Português. E os resultados foram comemorados pela equipe do INCT-DSI.

O primeiro lugar foi concedido a Oscar Arruda d’Alva (UFC) pela pesquisa “Estatísticas oficiais e capitalismo de plataforma: a transição para um regime de dataficação no Brasil”. Oscar foi orientado por Edemilson Paraná, pesquisador do INCT.

Edemilson explica que a tese apresenta, com riqueza empírica e sofisticação teórica, as transformações pelas quais o campo estatístico e as instituições nacionais de estatística vêm passando com o advento da dataficação sob o comando das Big Techs – o faz a partir do caso brasileiro, que é estratégico no contexto global, mas ainda subexplorado na literatura.

 “A concessão deste prêmio por uma associação internacional tão prestigiosa como a AoIR, avaliada por um comitê altamente qualificado, certamente contribuirá para que esse debate alcance a projeção e a repercussão ampliadas que merece”, destaca o professor.

Menções honrosas

Tese com orientação de pesquisadora do INCT-DSI recebeu menção honrosa na premiação. Ana Flávia Marques da Silva (USP) teve a orientação de Roseli Figaro na pesquisa “Uma só Globo: o caso da Globoplay na plataformização da empresa brasileira de comunicação”.

Além disso, a outra menção honrosa foi concedida pela AoIR a Daniel Rios Silva (UFF), pesquisador vinculado ao CODES, projeto do INCT-DSI. A tese “Diversidade e Dependência: Netflix e o campo de produção de séries no Brasil” foi orientada por Mayka Castellano.

Ir para o conteúdo