O Ministério do Trabalho realizou, nesta quarta-feira, dia 21, a 1ª Conferência de Economia Digital e Cooperativismo de Plataforma. Rafael Grohmann, pesquisador do INCT-DSI, foi um dos pesquisadores convidados para as discussões.

Rafael Grohmann argumentou em favor de políticas de memória que envolvem as intersecções entre economia solidária e tecnologias digitais, honrando as tradições brasileiras de tecnologias livres e economia solidária, rumando para além das plataformas por si.

Para o pesquisador, “isso significa construir uma política pública nacional que envolva também data centers comunitários, incubação de iniciativas em parcerias com universidades públicas, compras públicas, além do desenvolvimento de federações de cooperativas”.

Esta foi uma das conferências temáticas que antecedem a 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes), que será realizada em agosto. O objetivo do evento é oferecer subsídios para a elaboração de um novo Plano Nacional de Economia Solidária.