O livro “Esfera Pública no Brasil: diferentes faces dos conflitos sociais, rupturas e reconstrução democrática”, lançado ontem, dia 14 de maio, no Congresso Compolítica, foi organizado pela pesquisadora do INCT-DSI Rousiley Maia e por Maiara Orlandini. As duas pesquisadoras integram o Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME), da UFMG.

A obra mergulha em dilemas contemporâneos como desinformação, intolerância, negação da verdade, polarização e autoritarismo e revela como a esfera pública está em constante conflito e transformação.

Ela é dividida em cinco partes e envolve:

A base conceitual da esfera pública

Disputas discursivas e embates emocionais

Mobilizações digitais e estratégias coletivas

Regulação, educação midiática e resistência democrática

A professora Rousiley Maia, assina, com outros pesquisadores, alguns dos estudos publicados. Além disso, outros integrantes do INCT-DSI assinam capítulos:

– Diógenes Lycarião é responsável pelo texto “Como (não) mensurar a fragmentação da esfera pública? Uma proposta de conciliação entre a teoria normativa e a pesquisa empírica”

– Afonso de Albuquerque e Thaiane Oliveira escreveram o capítulo “Regulamentação das plataformas digitais: da necessidade aos desafios para a soberania informacional”.

Saiba mais.

Skip to content