O novo livro da editora Routledge é dedicado à comunicação governamental, com um foco especial na gestão dessa comunicação durante a pandemia de COVID-19. A obra, atualmente em pré-venda, compila estudos de caso de 17 países diferentes.
Entre os colaboradores está Diógenes Lycarião, pesquisador do INCT-DSI, que é coautor do capítulo sobre o Brasil, intitulado “From delianism to cynism”. O capítulo foi desenvolvido sob a liderança de Ícaro Joathan (Uninta), com a coautoria de Cláudia Regina Ferreira (PPGCOM/UFC).
Este capítulo analisa as estratégias de gestão de comunicação de crise adotadas pelo governo brasileiro durante a pandemia de COVID-19. Por meio de uma análise de conteúdo, os autores examinaram os discursos oficiais do então presidente Jair Bolsonaro e as campanhas em vídeo produzidas pelo Ministério da Saúde.
Os resultados apontam que, apesar de Bolsonaro adotar uma postura negacionista em relação à COVID-19, inclusive questionando a eficácia das vacinas, as campanhas do Ministério da Saúde e os discursos oficiais do presidente passaram a enfatizar o Brasil como um dos líderes mundiais em vacinação contra a doença.