Injustiça epistêmica e reafirmação de estereótipos: A representação do cientista no Fantástico e Domingo Espetacular durante a pandemia da Covid-19

Thaiane Oliveira integra a equipe responsável pelo artigo “Injustiça epistêmica e reafirmação de estereótipos: A representação do cientista no Fantástico e Domingo Espetacular durante a pandemia da Covid-19”, publicado pela revista Contracampo. A análise centra-se na representação dos cientistas em matérias sobre vacinação exibidas entre 2020 e 2021.

Acesse aqui.

Estudo exploratório do financiamento da desinformação na web: fraudes, apostas, trading e clickbaits

Em artigo publicado pela revista Contracampo, INCT Marcelo Alves apresenta uma análise das publicidades programáticas que são exibidas em matérias do website de extrema-direta Terra Brasil Notícias, em uma base de 27.602 inserções durante um mês.

Saiba mais.

Algorithmic orientalism? Netflix’s representation of China in Brazil

A pós-doc do INCT Mayara Araujo e o coordenador do Instituto Afonso de Albuquerque assinam artigo publicado pela Global Media and China. A pesquisa explora a representação algorítmica da China pela Netflix. Os autores discutem que por vezes o algoritmo da plataforma faz recomendações baseadas em características étnicas.

Confira aqui.

Atravessamentos religiosos nas campanhas eleitorais brasileiras: discursos, apelos e acenos na comunicação on-line de candidatos pastores e não pastores em 2020

Marcela Barba e Michele Massuchin são responsáveis por artigo publicado pela revista Opinião Pública. As autoras analisam os conteúdos postados no Facebook por candidatos a prefeito durante as eleições de 2020 que incluíam o termo pastor. O objetivo é identificar como as candidaturas são atravessadas por discursos de cunho religioso.

Leia aqui.

The digitalization of discourse: Exploring key discussion points for the study of violence online

Em trabalho publicado pela revista Dialogues on Digital Society, a pesquisadora do INCT-DSI Raquel Recuero discute como a digitalização impactou o conceito, a estrutura e os efeitos da violência discursiva. A autora explica, por exemplo, que a exposição constante a esta violência discursiva online também pode contribuir para a normalização da linguagem e dos comportamentos agressivos offline.

Acesse.

Classificação ideológica de fontes informacionais: o paralelismo político na análise da atenção midiática multipartidária no Brasil

Publicada pela revista Opinião Pública, pesquisa dos integrantes do INCT-DSI Marcelo Alves e Afonso de Albuquerque busca descrever os padrões de relacionamento entre partidos políticos e instituições midiáticas no Brasil no Twitter. São estudadas as fontes informacionais citadas por grupos de simpatizantes de 16 partidos do país.

Veja aqui.

Teaching and Developing Deliberative Capacities: An Integrated Approach to Peer-to-Peer, Playful, and Authentic Discussion-based Learning

Rousiley Maia, pesquisadora do INCT-DSI, lidera estudo publicado na revista Democracy & Education. O artigo analisa experiências educacionais para desenvolver discussões democráticas. Os autores propōem ensinar e treinar capacidades deliberativas, a partir da combinação de três métodos: aprendizagem entre pares, atividades lúdicas ou performativas e discussões autênticas sobre questões políticas controversas em pequenos grupos.

Leia a pesquisa.

Modelos de financiamento da desinformação: uma análise da monetização de websites hiperpartidários de direita

Quais são as principais dimensões dos modelos de financiamento de sites desinformativos no Brasil? Esta é a questão que norteia a pesquisa de Marcelo Alves, pesquisador do INCT-DSI, e de Bruno Nichols, que acaba de ser publicada pela E-Compós. Os autores organizam cinco categorias de financiamento: comercial, doação, institucional, publicitária e jornalística.

Leia o artigo completo.

Pesquisa-Ação Participativa em Estudos Críticos de Dados: Analisando IA a partir de uma Abordagem Sul-Norte

Andrea Medrado, do INCT-DSI, e Pieter Verdegem tratam da pesquisa-ação participativa para propor um fluxo Sul-Norte visando desafiar a forma como a centralidade do Norte é tida como certa em relação às epistemologias, experiências e entendimentos da IA. O artigo publicado pela Mídia e Cotidiano apresenta esta discussão a partir de oficinas realizadas com um grupo diversificado de estudantes, profissionais da área de tecnologia e ativistas.

Acesse neste link.

Regulamentação das plataformas digitais: entre a soberania digital e o transnacionalismo

Artigo de Edson Fernando D’Almonte, pesquisador do INCT-DSI, e Alanna Oliveira Santos tem o objetivo de apresentar uma discussão sobre as regulações de redes sociais e plataformas. Isso é realizado considerando as questões nacionais, mas também um panorama mais amplo, do estabelecimento de marcos regulatórios internacionais. Ele foi publicado na revista E-Compós.

Confira.

Imagem: Glenn Carstens-Peters / Unsplash

Skip to content