A face religiosa das campanhas online no Brasil em 2020: temas e ênfases na perspectiva dos candidatos e do eleitorado
Publicado pelo Observatorio (OBS*) Journal, o artigo é assinado por Marcela Barba e por Michele Massuchin, do INCT-DSI. As pesquisadoras analisam dois aspectos em mais de 5 mil publicações no Facebook durante as eleições de 2020: a inserção da religião pelas campanhas ao executivo e o modo como o eleitorado se relaciona com essa intersecção promovida pelos candidatos em período eleitoral.
A Covid-19 e os enquadramentos de Jair Bolsonaro no telejornalismo brasileiro: uma análise do Fantástico e do Domingo Espetacular
O artigo foi desenvolvido pelo pesquisador do INCT-DSI, Bruno Bernardo de Araújo, e pela pesquisadora Bruna Cardoso Soares da Silva. O trabalho, publicado pela revista Observatorio (OBS*), tem duas questões centrais: quais os temas e as vozes predominantes na cobertura da pandemia nos dois programas? Que enquadramentos os telejornais construíram para interpretar a posição negacionista do ex-presidente?
Michele Massuchin, pesquisadora do INCT-DSI, liderou o artigo “A Comunicação Pública no campo da pesquisa em Comunicação: aspectos teóricos e empíricos da produção científica brasileira (2013-2022)” apresentado pela revista Contracampo. Naiza Comel, bolsista do Instituto, também integrou a equipe. As pesquisadoras analisam 276 artigos e papers, publicados por 11 fontes – eventos e revistas representativos dos debates na área.
Academic Production and Collaboration Among BRICS-Based Researchers: How Far Can the “De-Westernization” of Communication and Media Studies Go?
Artigo desenvolvido por Naiza Comel e Jamil Marques, do INCT-DSI, em parceria com colegas da UFPR, examina as tendências de publicação em Comunicação de pesquisadores baseados em países do BRICS entre 2012 e 2021. Os autores comparam dados do SciVal e do SJR relativos a 7.938 papers para compreender a circulação de tais comunidades acadêmicas em periódicos “top-ranked”. O trabalho foi publicado pela Journalism & Mass Communication Quarterly.
Introducing a praxeological framework for studying disinformation
O artigo “Introducing a praxeological framework for studying disinformation”, assinado por Thales Lelo, foi publicado pela Communication Theory. Thales apresenta uma estrutura praxeológica para o estudo da desinformação baseada no pragmatismo francês e na etnometodologia americana. O trabalho, explica ele, contribui para a literatura sobre a desinformação ao argumentar em favor de uma explicação comunicacional para o apelo das mensagens enganosas.
Orientalismo na indústria cultural ocidental
Como a China tem sido explorada através da ficção audiovisual ocidental? Esse questionamento conduz o artigo da pós-doc do INCT, Mayara Araújo. Publicado pela revista Contemporanea, discute algumas produções, como Mulan, da Disney. A China, argumenta a pesquisadora, é apresentada de maneira orientalista pelas lentes ocidentais e de forma pouco interessada em sua realidade sociocultural.
The Platformization of Violence: Toward a Concept of Discursive Toxicity on Social Media
O artigo “The Platformization of Violence: Toward a Concept of Discursive Toxicity on Social Media”, apresentado pela Social Media + Society, examina a importância da toxicidade no discurso e como a infraestrutura das plataformas de redes sociais facilita o surgimento de discursos tóxicos. Levando em conta que as plataformas servem como catalisadores de comportamentos violentos, Raquel Recuero busca diferenciar dois fenômenos relacionados a este debate: a toxicidade e a violência.
The Brazilian fact-checking landscape under the platforms’ guidance
As fontes de financiamento de agências de checagem brasileiras e as relações entre estas estratégias de negócios e as diretrizes editoriais são o foco de estudo publicado por Thales Lelo, do INCT-DSI. A publicação, realizada pelo Journal of Human Mediated Interactions, busca avaliar, portanto, se os modelos de financiamento adotados pelos verificadores influenciam o tipo de checagens que publicam.
Disinformation-for-Hire as Everyday Digital Labor: Introduction to the Special Issue
A revista Social Media + Society publicou dossiê sobre indústria e trabalhadores por trás da desinformação, que tem organização de Rafael Grohmann, do INCT-DSI, e Jonathan Corpus Ong. Entre as reflexões propostas na apresentação, intitulada “Disinformation-for-Hire as Everyday Digital Labor”, está a de como os estudos sobre o trabalho digital precisam se envolver mais diretamente com as formas pelas quais a desinformação prospera nas zonas cinzentas entre as economias digitais formais/informais e lícitas/ilícitas.
Confronting misinformation related to health and the environment: a systematic review
Em artigo publicado pelo Journal of Science Communication, pesquisadores do INCT-DSI buscam verificar quais as melhores estratégias para enfrentar a desinformação relacionada à saúde e ao meio ambiente. Para isso, realizam uma revisão sistemática de literatura em cinco bases importantes, entre 2010 e 2021. As descobertas indicam que as estratégias de enfrentamento tendem a ser mais eficazes quando a correção é propagada por amigos, familiares e fontes de credibilidade, utilizam recursos visuais e exploram narrativas emocionais.
Workers organizing in the platform economy: Local forms and global trends of collective action
Rafael Grohmann, pesquisador do INCT, integra a equipe responsável pelo artigo “Workers organizing in the platform economy: Local forms and global trends of collective action”, que foi publicado na revista Sociology Compass. Os autores realizam uma revisão da literatura sobre como trabalhadores plataformizados tem se organizado coletivamente ao redor do mundo, com estudos focados na Europa, América Latina, América do Norte e Ásia.
Platform economy and journalism: another side to the precarious labor environment in Brazil
Artigo publicado pela revista Observatorio (OBS*) trata da precarização do ambiente de trabalho dos jornalistas brasileiros em relação à plataformização. A discussão, desenvolvida por Janara Nicoletti e pela pesquisadora do INCT-DSI Roseli Figaro, baseia-se, principalmente, na análise dos resultados da pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro 2021. As autoras concluem as condições de trabalho verificadas impactam na qualidade da saúde física e mental dos profissionais.
Imagem: Unsplash