The digital public sphere and social actors who shaped discussions about vacines on Instagram and Facebook in Brazil during the COVID-19 pandemic (2020-2021)

A revista Observatorio (OBS*) publicou o artigo “The digital public sphere and social actors who shaped discussions about vaccineson Instagram and Facebook in Brazil during the COVID-19 pandemic (2020-2021)”.

Três pesquisadores do INCT-DSI integram a equipe de pesquisa responsável por este estudo: Eleonora de Magalhães Carvalho, Marcelo Alves dos Santos Junior e Thaiane Moreira. O artigo é assinado ainda por Vanessa Oliveira Fagundes e Luisa Massarani.

Os autores analisaram postagens que tinham relação com as vacinas no Instagram e no Facebook. O objetivo foi identificar e categorizar as vozes que pautaram o debate sobre o tema na esfera pública digital brasileira. Acesse o artigo.

Análise estatística da literatura publicada sobre Organização do Conhecimento no Brasil

Trabalho que foi publicado recentemente na revista Transinformação busca entender como a literatura científica sobre Organização e Representação do Conhecimento (ORC) cresceu ao longo dos anos.

O estudo, intitulado “Análise estatística da literatura publicada sobre Organização do Conhecimento no Brasil”, é uma parceria de Michely Vogel, pesquisadora do INCT-DSI, com Rubén Urbizagástegui-Alvarado.

Por meio de uma análise estatística inferencial, relativa ao período de 1972 a 2021, os autores investigaram 3.630 artigos de 2.535 pesquisadores brasileiros. Acesse o artigo.

Juventude, ciência e noções sobre a verdade: consumo de informação científica por estudantes de Ensino Médio de escolas públicas do Rio de Janeiro

O artigo “Juventude, ciência e noções sobre a verdade: consumo de informação científica por estudantes de Ensino Médio de escolas públicas do Rio de Janeiro”, publicado pela revista Intercom, tem como uma das autoras a pesquisadora do INCT-DSI Thaiane Oliveira. O trabalho é compartilhado com Lumárya Souza e Maria Elizabeth Melo.

A investigação é norteada por quatro questões: O que os jovens têm consumido em termos de produtos midiáticos para complementar os estudos? Como e em que plataformas eles buscam informações para suas pesquisas escolares? Quais são seus critérios de estabelecimento de confiança sobre essas produções? Eles se sentem reconhecidos por essas produções voltadas para a educação científica? Acesse o artigo aqui.

Revisão Sistemática de Literatura e Análise de Conteúdo na Área da Comunicação e Informação: o problema da confiabilidade e como resolvê-lo

A mais recente edição da revista Transinformação apresenta o artigo “Revisão Sistemática de Literatura e Análise de Conteúdo na Área da Comunicação e Informação: o problema da confiabilidade e como resolvê-lo”, desenvolvido com a liderança do pesquisador do INCT-DSI Diógenes Lycarião.

Os autores realizam uma análise da qualidade metodológica das revisões sistemáticas de literatura lusófonas na área, com trabalhos publicados entre 2010 e 2021. Acesse o artigo aqui.

Not just platform, nor cooperatives: worker-owned technologies from below

O debate em torno do conceito de cooperativismo de plataforma é o tema do artigo de Rafael Grohmann, pesquisador do INCT-DSI, publicado pela revista Communication, Culture and Critique. O texto, intitulado “Not just platform, nor cooperatives: worker-owned technologies from below”, trata da inserção do cooperativismo de plataforma no Brasil.

Grohmann argumenta, a partir de dois exemplos brasileiros (Senoritas Courier e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), que as iniciativas no país não se configuram necessariamente como cooperativas ou plataformas. Saiba mais aqui.

Propaganda eleitoral digital no Brasil: estratégias de segmentação de candidaturas à presidência em 2018 no Facebook

A revista Eco-Pós publicou o artigo “Propaganda eleitoral digital no Brasil: estratégias de segmentação de candidaturas à presidência em 2018 no Facebook”, desenvolvido por Marcelo Alves e Camilla Tavares, pesquisadores do INCT-DSI.

Os autores analisam os impactos da autorização do impulsionamento de publicações no Facebook dos candidatos à presidência em 2018. Verificam, assim, se e de que forma as equipes de campanha desenvolveram estratégias de segmentação e direcionamento de conteúdo. Acesse o artigo.

Para “ver” o que faz a prefeitura: comunicação pública no Instagram da prefeitura de Florianópolis

O debate sobre a comunicação pública normativa e a utilização das redes sociais como canais instrumentalizados por agentes políticos norteia o estudo “Para ‘ver’ o que faz a prefeitura: comunicação pública no Instagram da prefeitura de Florianópolis”, publicado pela revista Organicom.

O artigo foi elaborado por Naiza Comel, pesquisadora do INCT-DSI, em parceria com Júlia Frank de Moura. As autoras verificam que o tom das postagens é majoritariamente informativo e os tipos mais recorrentes de postagens são de serviços e orientações. Acesse aqui.

Skip to content