Afonso de Albuquerque, coordenador do INCT-DSI, participou do programa TV Senado Live na semana passada. O debate envolveu o combate à desinformação e a educação midiática. Os participantes abordaram, entre outros pontos, os desafios para a educação midiática e o papel das escolas no combate à desinformação.
Afonso defendeu a ideia de criar um campo de conhecimento de estudos de desinformação. “Isso vai na direção de preparar os professores pra serem capazes de lidar com esse desafio. Quando a gente fala em educação midiática, a gente fala em algo que é muito importante. Muitas vezes, entretanto, esquecemos que é preciso preparar o educador pra lidar com esse conteúdo. Sem um campo de conhecimento sistematizado não podemos ensinar o professor a enfrentar esse problema”, apontou.
O pesquisador explicou que esta é uma preocupação do INCT-DSI, especificamente do Centro de Referência para o Ensino do Combate à Desinformação (Codes), projeto ligado ao Instituto. “Uma das propostas que é termos como como conteúdo obrigatório das licenciaturas formação em estudos de desinformação. Se tivermos isso, teremos a chance de garantir que a pessoa que é responsável por educar os alunos ela própria tenha condições, tenha formação, para fazer isso de uma maneira segura”, detalhou Afonso.
Aqui você acessa o programa na íntegra.
Imagem: TV Senado/Reprodução