A revista Brazilian Journalism Research publicou o dossiê “Journalism and the challenges of political communication and contemporary democracies”, organizado pelos pesquisadores do INCT-DSI Liziane Guazina e Silvio Waisbord.

A edição é uma publicação conjunta com o Journal of Latin American Communication Research/ALAIC. De acordo com os editores, a intenção foi incentivar o debate sobre como o jornalismo profissional pode contribuir para o enfrentamento dos novos populismos autoritários, a crescente precarização dos direitos e o uso de violência política contra a manifestação de liberdade de expressão.

Diógenes Lycarião, pesquisador do Instituto, assina artigo com Thatiany Nascimento e Suzete Nocrato. Ele é intitulado “Transparency against misinformation? Analysis of how Lupa and Aos Fatos agencies use public transparency mechanisms in verifying dubious content disseminated digitally”.

Os autores verificaram que menos de 7% das checagens analisadas utilizaram ferramentas de transparência. Mas elas se mostraram decisivas para as verificações envolvendo assuntos, agentes e autoridades públicas. 

Acesse o dossiê aqui.

Skip to content