Integrantes do INCT-DSI aprovaram, este mês, o projeto “Comunicação Científica nos BRICS: aprimorando capacidades de CTI e fortalecendo projeto de soberania nacional e epistêmica” para financiamento pelo CNPq. O projeto de cooperação internacional foi contemplado na Chamada de Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação.
Ele é coordenado por Thaiane Oliveira e tem a liderança de Mayara Araujo, pós-doc do Instituto. Integram a iniciativa também as pós-docs Andressa Kniess, Krystal Urbano, Daniela Mazur e a doutoranda Manoela Mayrink.
Mayara explica que o objetivo é compreender os desafios enfrentados pelos pesquisadores da China e do Brasil na divulgação de seus estudos no cenário global. “Buscamos explorar as dificuldades para publicar em revistas científicas de alto impacto e a necessidade de maior reconhecimento dos periódicos brasileiros e chineses internacionalmente”, detalha.
O projeto busca ainda identificar formas de superar essas barreiras e fortalecer a presença destas nações na ciência Global.
Os trabalhos, que seguirão até 2027, vão envolver, além de publicações, a organização de workshops obre os circuitos internacionais de publicação, a partir das experiências dos dois países. As pesquisadoras buscam também estabelecer acordos para a formação de uma rede de colaboração para desenvolvimento de pesquisas.
Imagem: GettyImages