Você sabia que as plataformas digitais estão se apropriando dos seus dados pessoais? Como isso ocorre? Como estas informações representam lucro para as empresas? Estas são algumas perguntas que uma cartilha recém-lançada pelo Centro de Pesquisa Comunicação e Trabalho (CPCT), da USP, pretende responder. A cartilha foi publicada com o apoio do INCT-DSI.
A pesquisadora Roseli Figaro, que liderou o trabalho, explica que o conteúdo foi desenvolvido de forma didática, para que pudesse ser utilizado com diversos públicos. Uma das sugestões dos autores é que as informações sejam apresentadas nas escolas. “A cartilha tem uso livre e incentivamos que este material circule”, complementa Roseli.
O material indica que empresas como a Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp) coletam informações, como imagens, contatos, hábitos de uso e até dados sensíveis (caso opiniões políticas e dados de saúde), para lucrar com publicidade e outras operações.
A Inteligência Artificial também é abordada, já que depende desses dados e também consome recursos naturais.
A cartilha sugere ainda possíveis ações para proteção, como revisar configurações de privacidade e denunciar violações com base na LGPD. E incentiva participação em movimentos para exigir maior fiscalização.