O relatório “Sob Medida: Reforma dos programas de tecnologia e democracia para a Maioria Global”, lançado recentemente, é co-produzido pelo INCT-DSI e tem a participação de pesquisadores do Instituto.
Marcelo Alves, Rafael Grohmann, Raquel Recuero e Camilla Tavares integram a equipe do estudo – que conta ainda com Jonathan Corpus Ong, Jose Mari Lanuza e Dean Jackson.
O relatório identifica como como os países da Maioria Global (América Latina, África, Ásia) enfrentam uma “ilusão de inclusão” no cenário de tecnologia e democracia.
O projeto, que durou um ano, consistiu em workshops e entrevistas com 106 defensores da responsabilidade tecnológica, jornalistas e pesquisadores representando 13 países e várias organizações não governamentais internacionais.
Os autores indicam que muitos programas de ajuda global são projetados no Norte e não atendem totalmente às necessidades locais.
Alguns dos desafios identificados no relatório:
– A dependência de ferramentas padronizadas imposta pelos financiadores internacionais limita a inovação local.
– O financiamento muitas vezes é curto e direcionado a eventos de crise, deixando pouco suporte contínuo para iniciativas de longo prazo.
– A abordagem “de cima para baixo” ignora as realidades e prioridades culturais e sociais das comunidades.
Estão entre as recomendações dos autores:
– Criar programas “sob medida” que se alinhem com as necessidades e as vozes locais.
– Promover coalizões inclusivas e que respeitem o conhecimento local.
– Incentivar doadores a adotar abordagens mais sustentáveis e participativas.
Confira o relatório completo aqui.
Imagem: Capa Relatório Sob Medida/Reprodução