A revista Organicom acaba de publicar o dossiê “Comunicação Pública e Cidadania”, editado por Jorge Duarte e pela pesquisadora do INCT-DSI Michele Massuchin. Ela congrega, como destacam os editores, importantes reflexões teóricas e boas práticas em diferentes contextos.
Para Duarte e Michele, “quando as práticas de Comunicação Pública perdem seu espaço ou não o ocupam adequadamente, surgem lacunas no fluxo comunicacional, permitindo que conteúdos desinformativos ganhem visibilidade”.
A edição conta ainda com a participação de outros pesquisadores do Instituto. Edna Miola e Jamil Marques assinam o artigo “Abordagens teóricas e definições mínimas na pesquisa em Comunicação Pública: construindo o conceito de Comunicação Pública de Estado”.
A revisão da literatura nacional identifica três aspectos que delimitam a área: os agentes promotores da comunicação, o perfil do conteúdo e do ethos de produção e os canais de comunicação.
Naiza Comel, bolsista do INCT, por sua vez, é responsável por entrevista com Cláudia Lemos, presidente da ABCPública no momento da conversa. A entrevista abordou a centralidade da associação para pensar aspectos do exercício da profissão dos comunicadores públicos.