Jair Bolsonaro’s Populist Communication on Brazilian Television: An Analysis of Television Newscasts on Globo and Record during the COVID-19 Pandemic
O artigo publicado pelo International Journal of Communication é assinado por Bruno Araújo e Liziane Guazina. Nele, os autores discutem como o telejornalismo brasileiro reagiu ao populismo de Jair Bolsonaro durante a crise da COVID-19. Isso é feito por meio de análise de conteúdo e de enquadramento de edições do Jornal Nacional e do Jornal da Record.
Official statistics and big data in Latin America: Data enclosures and counter-movements
A revista Big Data & Society publicou o estudo desenvolvido por Oscar Arruda d’Alva e pelo pesquisador do INCT-DSI, Edemilson Paraná. O artigo apresenta contribuição para a compreensão da economia política do big data na América Latina e para o debate sobre como a digitalização abrange a remodelação das relações entre o Estado e as empresas.
Critical data studies with Latin America: Theorizing beyond data colonialism
Artigo publicado pela revista Big Data & Society é assinado por Rafael Grohmann, do INCT-DSI, e Jonas Valente. Os autores analisam o potencial da teoria marxista da dependência e das obras de Lélia Gonzalez e Enrique Dussel – enquanto perspectivas teóricas vindas da América Latina – para os estudos críticos de dados. Assim, discutem soberania dos dados e superexploração do trabalho.
Different Dimensions of Communicative Exchanges in Online Political Talk: Measuring Reciprocity Through Structures, Behaviors, and Discourses
A reciprocidade nos debates políticos online norteia este artigo, assinado por Tariq Choucair e pela pesquisadora do INCT-DSI Rousiley Maia e publicado no International Journal of Communication. A partir de discussões no Facebook sobre o aborto no Brasil entre 2013 e 2019, os autores demonstram a categorização da reciprocidade em três abordagens: (1) as estruturas interacionais dentro das discussões; (2) os comportamentos comunicativos dos usuários e (3) os discursos expressos pelos usuários.
Participatory action research in critical data studies: Interrogating AI from a South–North approach
O artigo, publicado pela revista Big Data & Society, foi desenvolvido por Andrea Medrado, pesquisadora do INCT-DSI, em parceria com Pieter Verdegem. Os autores partem da pesquisa ação participativa (PAP) de tradição latino-americana para propor novos ângulos da investigação sobre inteligência artificial e (in)justiça de dados. O estudo é norteado por algumas questões, como: Que enquadramentos epistemológicos são oferecidos pela PAP para ajudar a compreender questões críticas em torno da IA e das assimetrias de poder entre o chamado Norte Global e o Sul Global?
BRICS and the challenges of a multicultural international order
Como o BRICS lidou com os desafios da atual ordem unipolar? Que passos devem ser dados para construir uma alternativa a esta ordem? O que os países do grupo fizeram efetivamente a este respeito? Estas são algumas das questões discutidas pelos pesquisadores do INCT-DSI Afonso de Albuquerque e Mayara de Araújo neste artigo. O trabalho, publicado pela Transatlantic Policy Quarterly, aborda de forma especial o intercâmbio cultural, considerado um dos aspectos menos desenvolvidos do processo de construção do BRICS
Periódicos científicos na área Comunicação e Informação: consolidação do índice h e as questões éticas sobre sua utilização
Pesquisadores do INCT integram a equipe responsável por este artigo, publicado pela revista Em Questão. A pesquisa, liderada por Edson Fernando D’Almonte, pretende verificar a utilização de tais métricas para classificar um conjunto de periódicos da área Comunicação e Informação da CAPES. Os autores destacam, assim, aspectos positivos e negativos sobre o índice h para a avaliação de periódicos. Confira o artigo completo em link na bio!