Três projetos com participação de pesquisadores do INCT-DSI foram aprovados na fase preliminar da Chamada Universal do CNPq (CNPq/MCTI Nº 10/2023).

O projeto “Deliberação e aprendizagem: promovendo capacidades deliberativas” terá sua segunda etapa sob coordenação de Rousiley Maia. Trata-se da primeira iniciativa no Brasil de ensino de deliberação em escolas públicas. A primeira fase, em escolas de Belo Horizonte e Belém, confirmou que as capacidades deliberativas podem ser ensinadas e aprendidas.

Agora, o grupo de pesquisadores nacionais e internacionais visa produzir protocolos para multiplicar a iniciativa no sul, sudeste, norte e nordeste, com o desenvolvimento de oficinas em escolas e ações com estudantes em ambientes digitais.

O professor Diógenes Lycarião vai coordenar o trabalho “Comunicação Política em Perspectiva: mudanças climáticas e discursivas de um mundo em (des)globalização”, que será compartilhado com o também pesquisador do Instituto Marcelo Alves dos Santos Jr.

O projeto tem por objetivo principal investigar, a partir de amostragens representativas e censitárias, como problemas de interesse comum e que são alvos de consenso científico vem sendo processados discursivamente em diferentes momentos e arenas discursivas (plataformas de redes sociais, portais jornalísticos e arenas formais de deliberação).

Já o projeto “Desinformação Científica no Brasil: análise de controvérsias e estratégias para o enfrentamento à desinformação em plataformas digitais” tem coordenação de Luisa Massarani (Fiocruz) e participação dos pesquisadores do INCT-DSI Thaiane Oliveira, Camilla Tavares e Wagner de Lara Machado.

O objetivo é examinar os debates públicos a partir de três eixos comumente atravessados pela desinformação científica: saúde, meio ambiente e tecnologia. 

Assim, as pesquisas envolvem, entre outros, a identificação de estratégias discursivas que embasam conteúdos desinformativos e a investigação da eficácia de estratégias de enfrentamento à desinformação científica.

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