Acaba de ser publicado, pelo Selo PPGCOM/UFMG, o livro “Sonoridades fronteiriças: espaços, ecologias e mediações”. O pesquisador do INCT-DSI José Cláudio Castanheira é um dos organizadores. O trabalho de organização foi compartilhado com Marcelo Bergamin Conter e Dulce Mazer.
A obra, disponível gratuitamente, é resultado da II Conferência Internacional de Pesquisas em Sonoridades, e dividida em três partes:
Espaços e Fronteiras
Os capítulos abordam temas como a relação entre espaços públicos e privados, a hibridização de expressões musicais locais e globais, e a importância das fronteiras culturais na música e na sociedade.
Ecologias Sonoras
Os trabalhos exploram as interações entre sonoridades, corpos e ambientes, mergulhando em tópicos como a tradução de sons do corpo humano, a relação entre climatologia e produção de som, e o papel das paisagens sonoras nas cidades modernas.
Aparatos e Mediações
Os autores discutem a relação entre sonoridades e tecnologia, investigando temas como a música em videojogos, a construção de instrumentos musicais experimentais e a importância das mediações não humanas na música popular.