Qualidade no jornalismo e democracia: uma revisão sistemática de literatura

Como a relação entre a qualidade da produção jornalística e a democracia vem sendo investigada e quais os aspectos são evidenciados na literatura científica sobre essa associação? Esta é a pergunta que norteia pesquisa que foi publicada na Revista Estudos de Jornalismo e Mídia. Ela é assinada pelo pesquisador do INCT, Diógenes Lycarião, em parceria com Thatiany Nascimento e Cláudia Regina Ferreira.

Os autores realizam uma revisão sistemática de literatura de artigos científicos em português, inglês e espanhol, assim como de dissertações e teses em português, publicados entre 2010 e 2021. Acesse aqui.

Transitions to nowhere: Western teleology and regime-type classification

O pesquisador Afonso de Albuquerque publicou o artigo “Transitions to nowhere: Western teleology and regime-type classification” na mais recente edição da revista International Communication Gazette.

No trabalho, Afonso questiona o modelo de Estágios de Desenvolvimento Democrático, usado com frequência para classificar regimes políticos. Para Afonso, este modelo pode perpetuar preconceitos etnocêntricos e carece de consistência analítica. Acesse o artigo aqui.

As vacinas contra a Covid-19 no TikTok no Brasil

Os pesquisadores Marcelo Alves dos Santos Júnior e Thaiane Oliveira, do INCT-DSI, integram a equipe que publicou artigo “As vacinas contra a Covid-19 no TikTok no Brasil”, na revista Cuadernos.info.

O estudo foi elaborado em uma parceria com Ben-Hur Bernard Pereira Costa, Lídia Raquel Herculano Maia e Luisa Massarani, do INCT-CPCT.

Os autores analisaram 612 vídeos com hashtags relacionadas às vacinas, publicados de maio de 2020 a setembro de 2022. Acesse aqui.

Vacinas e desinformação: uma análise de conteúdo sobre fake news apuradas por plataformas de debunking em redes sociais

Como os discursos antivacina são construídos nas redes sociais? A questão é discutida em artigo foi pela revista Reciis.

O estudo intitulado “Vacinas e desinformação: uma análise de conteúdo sobre fake news apuradas por plataformas de debunking em redes sociais”, foi elaborado pelo pesquisador do INCT-DSI, Edson Fernando D’Almonte, em parceria com Egberto Lima Siqueira e George de Araújo Silva.

Eles analisam 80 fake news relacionadas a vacinas de sites brasileiros que realizam debunking. Entre os resultados, pode-se destacar que 59% desses conteúdos são completamente falsos, e a maioria deles ressalta possíveis riscos das vacinas como estratégia de convencimento. Acesse aqui.

Imagem: Pixabay

Skip to content