A obra “Media Activism, Artivism and the fight against marginalisation in the Global South: South-to-South Communication”, de autoria da pesquisadora do INCT-DSI Andrea Medrado será apresentada oficialmente ao público brasileiro na próxima quarta-feira, dia 23, em evento na UFF. O livro foi escrito em parceria com a professora Isabella Rega (Bournemouth University).
As autoras defendem a necessidade urgente de diálogos Sul-Sul para criar conexões mais sustentáveis entre as comunidades do Sul Global e como um passo essencial para identificar e enfrentar problemas globais, como repressão estatal, desigualdade social e crises climáticas.
Andrea e Isabella realizam esta análise concentrando-se em instâncias em que as narrativas da mídia em países de diferentes Sul(es) Global(is) se entrelaçam e se transformam; especificamente, as trocas entre a América Latina (Brasil) e a África (Quênia).
O evento será realizado no auditório do PPGMC/UFF, no Bloco J (IACS-UFF), às 18h, e terá a participação especial de Thainã de Medeiros (Coletivo Papo Reto), Claudia Rose Medeiros (Museu da Maré) e Naldinho Lourenço (comunicador popular) e da Deputada Estadual Renata Souza.