Os professores Diógenes Lycarião e Thaiane Oliveira, pesquisadores do INCT-DSI, participaram da aula inaugural do curso de Jornalismo da UFC, realizada no fim da semana passada. O tema do encontro foi soberania informacional.
Thaiane explicou que os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia são uma questão de soberania nacional. Isso porque as nações que são mais bem sucedidas em avanços sociais e econômicos são exatamente as que conseguem definir a sua agenda por meio de investimentos.
Ela indicou ainda que a América Latina, mesmo que muitas vezes apontada como consumidora de conhecimento, sempre foi uma produtora e um exemplo de resistência das tentativas de captura desse conhecimento.
Diógenes, por sua vez, destacou as características do sistema brasileiro que colaboram para a soberania e eficiência na produção do conhecimento científico. Um ponto diz respeito ao Currículo Lattes, que possibilita a concentração e organização dos dados dos pesquisadores – e, consequentemente, a verificação de produções dos estudiosos do país.
Outro é o acesso aberto aos periódicos – que é outra diferenciação muito importante do sistema norte-americano e europeu. A aula está disponível no YouTube do curso – acesse aqui.